Comércio de serviços Angola-Brasil: oportunidades de negócios de alto valor agregado

Autores

  • Juliano Vargas Doutorando em Economia pela Universidade de Brasília (UnB) http://orcid.org/0000-0002-9766-836X
  • Heitor Simão Afonso Ambrósio Doutorando em Economia pela Universidade de Brasília (UnB)

Resumo

Angola e Brasil têm em comum os desafios históricos e aspirações contemporâneas de transformar potencialidades em termos de recursos naturais e humanos em desenvolvimento socioeconômico. Nessa perspectiva, o objetivo desta pesquisa é investigar como tais conexões pode dar espaço à ampliação da cooperação bilateral entre essas nações, em especial no tocante ao comércio de serviços. A discussão pretendida está dividida em três partes: i) conceituar o comércio de serviços; ii) examinar, teoricamente, como Angola e Brasil têm atuado bilateralmente no que se refere ao comércio internacional neste início de século XXI; iii) identificar os principais parceiros comerciais de Angola e Brasil e, via informações divulgadas por instituições oficiais, avaliar a evolução recente do comércio internacional (de serviços) entre esses países. Constata-se que há uma percepção difusa de que há relevantes oportunidades de negócios de alto valor agregado para essas nações, mas escapam-lhes sua exata delimitação. Logo, as relações bilaterais Angola-Brasil carecem de ajustes para que suas parcerias comerciais possam florescer e contribuir, de modo mais substancial, tanto para o crescimento econômico quanto para o desenvolvimento social angolano e brasileiro.

Biografia do Autor

Juliano Vargas, Doutorando em Economia pela Universidade de Brasília (UnB)

Doutorando em Ciências Econômicas pela Universidade de Brasília (UnB). Mestre em Ciências Econômicas (2015) e Bacharel em Ciências Sociais (2016) pela Universidade Federal do Espírito Santo. Bacharel em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2012). Bacharel e Licenciatura em Educação Física pela Universidade de Caxias do Sul (2007). MBA em Gestão Estratégica em Comércio Exterior pela Universidade Candido Mendes (2017). Tem interesse na área de Ciências Econômicas e Sociais.

Heitor Simão Afonso Ambrósio, Doutorando em Economia pela Universidade de Brasília (UnB)

Doutorando em Economia pela Universidade de Brasília (UnB). Mestre em Economia pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU, 2014).

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Publicado

2018-09-14